• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O desafio à Europa e ao Ocidente

Quero explicar o desafio colocado à democracia liberal pela Rússia; o desafio colocado pela indiferença ou imparcialidade relativamente à democracia liberal da parte de cidadãos e líderes liberais; e o desafio de melhorar o nosso entendimento da política nas democracias liberais.

É uma honra juntar-me a vós no Estoril para a edição deste ano do Political Forum – um encontro extremamente oportuno da iniciativa do meu amigo Professor Espada, que nos junta precisamente enquanto grandes acontecimentos têm lugar (ou ime- diatamente depois deles), com participantes que têm muito a ensinar-nos sobre como os interpretar, e magnificamente preparado pela Professora Rita Seabra Brito e a sua equipa. E, como americano, devo dizer que o Estoril Political Forum constitui um refúgio de um foco incessante nas loucuras e controvérsias que absorvem a nossa comunicação social e os nossos políticos no meio de verdadeiros desafios, que muitas vezes nos impedem de ver para lá de nós mesmos, e constitui uma agradável oportunidade para renovar o nosso conhecimento da actual situação na Europa e do modo como este continente está a lidar com os seus próprios desafios, mesmo no meio do nevoeiro de um foco europeu nas loucuras e controvérsias internas que, por sua vez, absorvem os vossos políticos e comunicação social.

O título deste painel é “O Desafio à Europa e ao Ocidente”, que constitui um desafio a que nós, no painel, identifiquemos o desafio. É o que tentarei fazer. Há três aspectos que gostaria destacar esta noite – três formas distintas de abordar o desafio enfrentado pela Europa e pelo Ocidente – o segundo aspecto com maior brevidade do que o primeiro e o terceiro com maior brevidade do que o segundo. Em primeiro lugar, quero explicar o desafio colocado à democracia liberal pela Rússia; em segundo lugar, o desafio colocado pela indiferença ou imparcialidade relativamente à democracia liberal da parte de cidadãos e líderes liberais; e em terceiro lugar, o desafio de melhorar o nosso entendimento da política nas democracias liberais.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.