Prémio Árvore da Vida - Um magistério de cultura, cidadania, humanismo e fé
Faculdade de Ciências Humanas e Instituto de Estudos Políticos Universidade Católica Portuguesa
Universitário de excelência, cidadão empenhado, mentor de gerações de alunos e dedicado colega, Manuel Braga da Cruz é um humanista convicto, sensível e atento ao muito que se pode aprender com vidas valorosas.
1. Entendeu o Secretaria- do Nacional da Pastoral da Cultura conceder, em 2022, o seu Prémio «Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes» ao Professor Doutor Manuel Braga da Cruz.
Em boa hora o fez, na 18ª edição deste galardão, pelo qual a Igreja singulariza figuras cuja vida e obra refletem o humanismo e a experiência da fé no mundo contemporâneo. Gostava, pois, de começar por cumprimentar a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, na pessoa de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Viana do Castelo, D. João Evangelista Lavrador, e de agradecer ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, na pessoa do Professor Doutor José Carlos Seabra Pereira, o muito amável convite para aqui hoje fazer a laudatio do nosso galardoado, a quem dou, desde já, os meus mais sinceros parabéns.
É uma enorme honra, que não podia recusar, pela muita consideração intelectual e estima pessoal que tenho pelo Professor Manuel Braga da Cruz. Recordo bem a ocasião em que nos conhecemos, em abril de 1992, era eu finalista da licenciatura em História, quando o ouvi, num seminário no ISCTE sobre o Estado Novo e o salazarismo.
Registe-se para ler o artigo completo...
Inscrever-se
Denunciar
Os meus comentários