• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Palestra Alexis de Tocqueville 2022 - Um Professor por excelência

Mónica Dias

Mónica Dias

Vice-Directora IEP-UCP. Coordenadora da Cimeira das Democracias e Directora do Programa de Doutoramento do IEP-UCP

É para mim um enorme privilégio apresentar o Professor Mário Pinto neste momento em que celebramos a graduação dos nossos alunos.

Senhora Vice-Reitora da UCP, Professora Isabel Vasconcellos, Senhor Professor Mário Pinto, Distinto Palestrante Alexis de Tocqueville, Senhor Professor João Carlos Espada, Ilustre Diretor do IEP, Senhor Padre Miguel Vasconcelos, Ilustre Capelão da UCP Senhora Dra. Michelle Santos, Ilustre Chefe de Gabinete da Direção do IEP, Senhoras e Senhores Embaixadores, Ilustres Autoridades Académicas, Civis e Militares, Ilustres Convidados, Caros Colegas e Amigos, Minhas Senhoras e Meus Senhores, Caros Estudantes e caros graduados IEP

É para mim um enorme privilégio apresentar o Professor Mário Pinto neste momento em que celebramos a graduação dos nossos alunos – mas também uma alegria, pois o Professor, que se mantém um verdadeiro jovem, foi uma das primeiras pessoas que conheci quando vim para a Universidade há precisamente 30 anos. Tinha na altura tantas expectativas e tantas perguntas e reparei como o Professor percorria o campus da Universidade, que tinha ajudado a fundar, a defender e a fortalecer, com esperança e ânimo, sempre atento a todos e a tudo, escutando as perguntas, observando com encanto, interessando-se verdadeiramente pelos outros, colegas, alunos, pais, e envolvendo-se genuinamente com o saber e a partilha de saberes.

Recordava-me por vezes as palavras que Rainer Maria Rilke dirigia ao jovem poeta, como nós nos poderíamos dirigir agora aos nossos jovens graduados:

“Não busque, por enquanto, respostas que não lhe podem ser dadas, porque não as poderia viver.

Viva por enquanto as perguntas. Talvez depois, aos poucos, sem que o perceba, num dia longínquo, consiga viver as respostas.”

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.