• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Homenagem Adriano Moreira Uma maneira portuguesa de estar no mundo

Manuel Braga da Cruz

Manuel Braga da Cruz

Professor Catedrático e antigo Reitor (2000-2012) da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Editorial de Nova Cidadania

Com este seu volume de Memórias, o Prof. Adriano Moreira dá, a quantos se interessam pelo estudo e compreensão da história contemporânea, a oportunidade de conhecer por dentro uma das maiores figuras que Portugal conheceu neste último século, cuja vida pública marcou profunda e decisivamente não apenas o curso político, mas também a vida universitária portuguesa, num raro exemplo de empenhamento cívico e patriótico.

Ao querer fazer esta apresentação na Sociedade de Geografia, entendeu o Prof. Adriano Moreira pôr em evidencia não só a importância desta instituição de gloriosas tradições na génese e desenvolvimento do conhecimento do Ultramar português e na definição de políticas ultramarinas, mas também a importância que a defesa e promoção de Portugal ultramarino tiveram na sua própria vida.

Este livro, como todos os livros de Memórias, é uma explicação que o Prof. Adriano Moreira dá de si próprio e do tempo de vésperas que foi o seu, não apenas para os seus contemporâneos, mas para a história. Não será possível, de futuro, entender a segunda metade do século XX português, sem a leitura deste livro.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.