Dossier - Desafios da Construção da Democracia (Liberal) na África Subsaariana
A África Subsaariana é a região do mundo mais questionada em matéria da viabilidade do processo da construção democrática
O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa é um Centro de Excelência no estudo do sistema democrático, cuja abordagem, compreensão, construção e consolidação têm na liberdade, na igualdade entre os cidadãos, no respeito pelas leis e pela justiça os seus pressupostos fundamentais e incontornáveis. Estes princípios, que terão emergido de experiências de administração das cidades-estado de Atenas e Roma antigas, evoluíram e se estruturaram com as lições das revoluções ocidentais ocorridas em Inglaterra, na América e em França, definindo uma tradição de liberdade que hoje constitui o fundamento do pensamento politico moderno.
A construção democrática tem-se materializado por fases (ou por vagas) e, já no rescaldo da guerra fria, com a queda do murro de Berlin e o desmoronamento do império soviético, uma onda de grande euforia levou a que se admitisse a inevitabilidade deste regime, e que todas as sociedades lá chegariam. O tempo tratou rapidamente de relativizar esse convencimento, e demonstrar que, mesmo continuando a merecer a preferência da maioria dos povos e sociedades, em relação aos seus valores e princípios, a democracia liberal também atrai oposição e não é um ponto obrigatório e inevitável de chegada. Existe a oposição de um eleitorado nacional descontente e insatisfeito, e de outras nações e sociedades perante a pretensa universalidade deste sistema.
Register to read more ...
Subscribe
Report
My comments