• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Homenagem a Adriano Moreira

Manuel Braga da Cruz

Manuel Braga da Cruz

Professor Catedrático e antigo Reitor (2000-2012) da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Editorial de Nova Cidadania

No ano académico que agora termina, o Prof. Adriano Moreira cessou no Instituto de Estudos Políticos as funções docentes que desempenhou desde o início, com invulgar brilho e autoridade.

Orgulhamo-nos do decisivo contributo que deu para a criação e consolidação do IEP. Foi um incomensurável privilégio poder contar com o seu contributo, o seu conselho, a sua orientação. Orgulhamo-nos sobretudo que o Prof. Adriano Moreira, que é um símbolo da Universidade portuguesa, pois transcende com a sua projecção e acção as fronteiras estreitas das distintas instituições, tenha terminado a sua notável carreira académica, entre nós, como um de nós.

Homenagem a Adriano MoreiraA figura do Prof. Adriano Moreira é porém inconfundível, de tal forma se eleva acima de todos, não apenas como fundador e difusor da ciência política em Portugal, mas como intelectual e pensador dos problemas políticos, nacionais e internacionais, com que todos aprendemos. Eis porque foi Mestre de todos nós, mesmo daqueles que não tiveram o privilégio das suas aulas, mas receberam a lição dos seu escritos, das suas intervenções e da sua vida.

Formou inúmeras gerações de universitários, rasgou horizontes intelectuais, aproximou diferenças, reuniu contrastes, congregou vontades, em nome de ideais superiores de Universidade, de Portugalidade e de Catolicidade. Foi um intérprete da universalidade de saberes, da portugalidade no mundo, da perenidade dos valores cristãos.

Depois de uma intensa vida de homem público, como delegado português nas Nações Unidas, como governante reformador, que deixou o seu nome na História de Portugal e na História de África, como parlamentar e dirigente partidário que ajudou a instaurar a democracia numa perspectiva cristã, o Prof. Adriano Moreira quis ter a enorme distinção para connosco de se pôr a nosso lado, para fazer connosco caminho inovador, cumprindo exemplarmente, meticulosamente, as suas funções de académico, iniciando professores, acompanhando alunos, participando nas mais variadas actividades de extensão universitária do IEP.

Por cessar funções, não deixa por isso o Prof. Adriano Moreira de fazer parte de nós. Ficará para sempre na nossa memória e no nosso coração, para sempre recordado como exemplo de académico e de universitário, como paradigma de homem público que fez da defesa dos direitos humanos uma constante, como modelo de intelectual ao serviço de Portugal e do mundo que criou, para sempre estimado pela nossa amizade e pela nossa gratidão.

Quis o IEP convidá-lo a proferir uma Oração de Sapiência neste Forum internacional, para melhor lhe podermos exprimir a nossa admiração e a nossa gratidão. Vamos ouvi-lo.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.