• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Homenagem - Centenário de Adriano Moreira Uma vida dedicada à academia, à coisa pública, ao serviço do país e dos portugueses

Isabel Capeloa Gil

Isabel Capeloa Gil

Reitora da Universidade Católica Portuguesa

Na ocasião do centenário do Professor Adriano Moreira, voltamos a publicar intervenções do Tributo feito no Estoril Political Forum em 2019

Exmos Sr Prof. Adriano Moreira, Sr. Prof. João Carlos Espada, Diretor do IEP, Sr Prof. Manuel Braga da Cruz, Familiares do Prof. Adriano Moreira, distintos convidados, minhas senhoras e meus senhores.

A lectio magistralis que o Prof. Adriano Moreira acaba de proferir constitui exemplo último da generosidade do mestre para com os discípulos, que dele todos somos. As universidades constroem-se não de tijolos, mas de legados académicos, de grandes lições, que são também exemplo de uma vida dedicada à academia, à coisa pública, ao serviço do país e dos portugueses. O agradecimento da Universidade Católica Portuguesa, através do Instituto de Estudos Políticos, será sempre pálido face ao muito que ao Prof Adriano Moreira devemos e ao seu modelar contributo para a formação de juristas, na Faculdade de Ciências Humanas, primeiro, de cientistas políticos, no IEP, depois.

Homenagem - Centenário de Adriano Moreira Uma vida dedicada à academia, à coisa pública, ao serviço do país e dos portuguesesO tempo da Universidade Católica foi e é o tempo do Prof. Adriano Moreira que a acarinhou na sua fundação, a ajudou a caminhar nas décadas subsequentes, e dele é também o nosso presente. Participou no ato de fundação da Universidade, em Braga, em 1967, com presença na cerimónia de abertura ao lado de muitos professores de universidades estrangeiras e portuguesas, atestando a sua confiança na nova Universidade e prestigiando com a sua presença este ato fundacional.

Jovem e brilhante jurista com uma carreira política renovadora reconhecida, tinha vindo a apoiar com determinação as aspirações da Faculdade de Filosofia, fundada pela Companhia de Jesus, de alargar a sua atividade em Braga e aí fundar a Universidade Católica. As importantes conferências que proferiu nas antigas instalações na Rua de S. Barnabé constituíram passos marcantes deste percurso, agora já com mais de 5 décadas. Se a sua participação no robustecimento do projeto de formação da UCP foi constante e permanente, desde a sua fundação atéà atualidade, também gostaria de salientar o importante contributo que no escopo internacional deu ao desenvolvimento de outros projetos de ensino superior católico. Refiro-me em particular à prestigiada Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, à qual deu inestimável contributo, no Departamento de Direito, tendo fundado o Ciclo de Palestras em Direito Internacional, em 1977, introduzindo temas como Ordem Internacional, Empresas Transnacionais, a Igreja e a Ordem Internacional e Direitos Humanos. Foi, na verdade, um mestre fundador do ensino e investigação do Direito Internacional no Brasil, e um grande professor a quem a PUC- Rio agradece uma marca inestimável que dura até hoje.

Homenagem - Centenário de Adriano Moreira Uma vida dedicada à academia, à coisa pública, ao serviço do país e dos portuguesesHomenageamos hoje um grande mestre do Direito e da Ciência Política, um ilustre académico e um homem de integridade singular, um formador, que pensando na vanguarda do seu tempo, informou o pensamento geoestratégico de Portugal, propondo um olhar sobre a teoria das relações internacionais baseada nos princípios comuns da tradição do humanismo.

A justíssima homenagem que hoje lhe é dedicada celebra o tribuno e o professor, para muitos também o amigo, marido e pai. Na UCP acreditamos que o futuro se traça, mantendo e honrando a memória do passado e daqueles que o informaram.É, por isso, para a Universidade Católica um privilégio acolher uma homenagem, que no seu sentido originário significa um ato público de retribuição da honra, neste caso, representando o privilégio que é para a Universidade Católica, e para o país, a vida e o contributo político e académico do Prof. Adriano Moreira. E por isso, como penhor da nossa admiração e reconhecimento lhe pedimos que aceite receber a Medalha de Ouro da Universidade Católica Portuguesa, atribuída por um percurso insigne e pelos relevantes serviços prestados à universidade, ao país e à Igreja.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.