• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A revisitação dos totalitarismos e o problema da memória parcial

José Manuel Sardica

José Manuel Sardica

Professor, Faculdade de Ciências Humanas e Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa

No século XX houve muitas ditaduras e ditadores, alguns fascismos, mas somente dois totalitarismos, o alemão e o soviético.

Depois de um curto século XX que foi uma “Era dos Extremos”, o século XXI já se tornou, porventura, uma era de incerteza, traduzida em crise e desânimo, radicalismo e contestação – mesmo antes de a anormalidade pandémica ter vindo exacerbar sentimentos de perda que já minavam as certezas da globalização ou os confortos oferecidos pela democracia e pelas liberdades que lhe são conexas.

Na frente política, as fissuras abertas na credibilidade e na solidez das democracias têm vindo a alimentar populismos vociferantes e transmutações iliberais em alguns países ou zonas do mundo, produzidos tanto por direitas securitárias como por esquerdas politicamente corretas. O espetro do regresso das ditaduras por via dos “neos” (o “neofascismo” é o exemplo mais corrente) parece espreitar, se não a cada eleição, pelo menos a cada sobressalto económico, social, de saúde pública ou de tensão internacional. A cacofonia de conceitos, porém, não ajuda ao rigor terminológico e a uma reflexão mais sábia e ponderada do que realmente está em causa, do quanto um presente espúrio canibaliza sombras do passado ou, pelo contrário, produz fenómenos novos, que precisam de novas grelhas de avaliação.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.