• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Prémio Fé e Liberdade 2016 - Roque de Aguiar Cabral S.J.

Especial - Estoril Political Forum 2016

Prémio Fé e Liberdade 2016 - Roque de Aguiar Cabral S.J.

Manuel Braga da Cruz

Manuel Braga da Cruz

Professor Catedrático e antigo Reitor (2000-2012) da Universidade Católica Portuguesa Membro do Conselho Editorial de Nova Cidadania

Assinalando a morte de Pe Roque de Aguiar Cabral S.J., recordamos a homenagem prestada em 2016 no Estoril Political Forum.

Ao fazê-lo, o IEP está a distinguir, não só um dos fundadores da Universidade Católica, mas também, e talvez sobretudo, uma dedicação exemplar à ilustração da cultura pela fé e à defesa da liberdade de espírito que a ela presidiu.

Roque Cabral foi um estreito colaborador de Bacelar e Oliveira, na abertura da Faculdade de Filosofia de Braga ao público, e na fundação da Universidade Católica, que se fez, como é sabido, através da integração daquela Faculdade na nova Universidade. Com a criação da primeira universidade não estatal, rasgaram-se horizontes novos ao sistema de ensino em Portugal, nomeadamente o horizonte da liberdade de ensino. Justificadamente se pode dizer que Roque Cabral foi, não apenas um dos grandes fundadores, mas também dos grandes construtores da Universidade Católica, pois colaborou ainda no lançamento do primeiro curso de Direito no Norte do país, no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, de que chegou a ser Director, abrindo perspectivas inovadoras à formação jurídica.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.