• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A União Europeia, a Aliança Atântica e a Democracia Liberal

José Manuel Durão Barroso

José Manuel Durão Barroso

Antigo presidente da Comissão Europeia, Director do Centro de Estudos Europeus do IEP-UCP, Conselho Editorial Nova Cidadania

TRANSCRIÇÃO Miguel Paim TRADUCÃO Maria Cortesão Monteiro

Muit o obrigado, Dr. Hartmut Mayer. Obrigado pelas palavras tão gentis. Agradeço também aos nossos anfitriões, nomeadamente ao meu bom amigo António Monteiro e também a Rita Seabra Brito.

É um prazer estar convosco e com os meus colegas de painel, Wilhelm Hofmeister e Carl Gershman, ainda que de forma virtual. Gostaria de aproveitar a ocasião para enviar uma palavra de agradecimento e parabéns ao Professor João Carlos Espada, director do nosso Instituto de Estudos Políticos, bem como a todos os colaboradores e docentes, que tanto trabalharam para que o Forum deste ano se concretizasse. É um prazer e uma honra participar mais uma vez num fórum político tão importante e com tantos alunos que nos acompanham por vídeo.

O tópico União Europeia, Aliança Atlântica e Democracia Liberal é complicado. É um daqueles tópicos em que precisamos de perceber as complexidades da política. É por definição um tópico extremamente político, especialmente de política internacional e pressupõe questões que têm a ver com o cerne da soberania, mas também questões que vão além dos regimes políticos, de segurança e defesa. É também uma matéria em que por vezes é difícil encontrar um equilíbrio, do ponto de vista político, entre interesses e valores. Porque, sejamos francos, no mundo da política é impossível evitar a questão dos interesses, mesmo quando há um compromisso com alguns interesses básicos fundamentais.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.