• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Presidência portuguesa do Conselho da UE - Um momento de exigência

Isabel Capeloa Gil

Isabel Capeloa Gil

Reitora da Universidade Católica Portuguesa

Que o exemplo de Portugal vos inspire a serem cidadãos mais conscientes, responsáveis e intervenientes na construção de uma Europa fiel aos seus valores fundamentais.

Sua Excelência Sr. Primeiro Ministro, Dr. António Costa, Sr. Professor João Carlos Espada, Director do IEP, Sr. Doutor José Manuel Durão Barroso, Director do Centro de Estudos Europeus Srs. Embaixadores que nos acompanham por streaming, Srs Professores, Caros Estudantes,

É uma particular honra para a UCP poder receber hoje o Sr. Primeiro Ministro de Portugal para apresentar o programa da Presidência portuguesa da União Europeia e que o faça no âmbito das iniciativas do Centro de Esrudos Europeus da UCP surpreendemente dirigido pelo antigo Presiden,te da Comissão Europeia o Dr. José Manuel Durão Barroso.

Portugal e o Mundo vivem um momento de particular exigência, um momento que nenhum líder deseja. Mas as circunstâncias são as circunstâncias, e o seu sucesso, Sr. Primeiro Ministro, será o de todos nós. Quero por isso afirmar que, na medida do que as nossas capacidades o possam determinar, a UCP está preparada e pronta para proativamente colaborar no que o Governo entender venha a ser necessário no combate à pandemia. Já o fazemos através dos nossos centros de investigação, no serviço comunitário dos estudantes de enfermagem e de medicina dentária e bem assim, numa área diferente, no trabalho de análise de conjuntura do nosso nucleo de prospectiva, o NECEP, entre muitas outras áreas. Estamos ao serviço de Portugal e faremos o que for necessário para ajudar neste combate.

Não posso deixar de utilizar esta ocasião para agradecer também ao Sr. Primeiro Ministro o seu acompanhamento e apoio em dois momentos decisivos para o desenvolvimento da UCP e para o seu serviço a Portugal. Recordo em primeiro lugar o grande projecto parceria com uma tecnológica americana no campo da biotecnologia, que foi assinado em Palo Alto durante a sua visita à Califórnia nesse tempo e nesse mundo longínquo de 2018. Num tempo em que se viajava de avião para criar redes e assinar protocolos.

Em segundo lugar, o seu apoio público ao desenvolvimento ao projecto de desenvolvimento do curso de Medicina da UCP, num momento em que se torna por demais evidente que a formação qualificada e alargada de profissionais de saúde é essencial para o desenvolvimento e segurança dos países. Como dizia o Ministro da Saúde da Austrália a semana passada, numa conferência internacional, o que estamos a aprender com o covid-19 vai ajudar na preparação da próxima pandemia e para tal, necessitamos de robustecer o que sabemos, alargar a preparação de profissionais e preparar estrategicamente o futuro. A UCP foi criada para servir o país e é com essa missão que continuamos a trabalhar, para cultivar a educação e a ciência ao serviço do bem comum.

Ao Sr. Dr. José Manuel Durão Barroso agradeço em boa hora ter aceite o desafio do Instituto de Estudos Políticos e o con- vite da Universidade para criar e liderar o Centro de Estudos Europeus, consolidando, aprofundando e dando um lastro verdadeiramente global a uma área do saber a que a UCP tem estado particularmente atenta e que conta com notáveis alumni entre os quais se conta o Sr. Primeiro Ministro.

Ao IEP e ao seu Director cumprimento por esta notável iniciativa e permitam-me saudar muito em particular os estudantes a quem hoje é dedicada esta sessão.

O futuro da União Europeia pertence-vos e estais nele implicados. Que o exemplo de Portugal, superiormente representado por sua Excelência Sr. Primeiro Ministro vos inspire a serem cidadãos europeus mais conscientes, responsáveis e intervenientes na construção de uma Europa fiel aos seus valores fundacionais, do respeito pela liberdade, pela democracia e Estado de Direito, pela dignidade dos indivíduos em prol do crescimento das nações.

Muito obrigada.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.