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Interferência Autocrática Externa no Mundo Académico Ocidental: Um olhar mais profundo ao caso do Reino Unido

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Constança de Matos

Constança de Matos

Mestre IEP-UCP; Investigadora CIEP, Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos

Ao longo da última década, temos vindo a testemunhar um número crescente de agressões externas às instituições democráticas que sustentam o mundo ocidental.

Ao longo da última década, temos vindo a testemunhar um número crescente de agressões externas às instituições democráticas que sustentam o mundo ocidental. As sucessivas ingerências no mundo académico não são exceção. Por isso, o objetivo deste artigo é alertar para os riscos e implicações associadas à crescente exposição das universidades ocidentais a interferências externas de origem autocrática, determinar o contexto que permitiu a expansão deste fenómeno nos últimos anos através do caso do Reino Unido e, em última instância, fornecer um conjunto de recomendações sobre a estratégia que deverá ser adotada de modo a impedir que situações em que a liberdade académica é posta em causa ocorram no futuro.

Antes de aprofundar o assunto em questão, parece-me essencial definir o que se entende por interferência autocrática externa no mundo académico. Relativamente a este tema, o relatório da Comissão de Assuntos Externos da Câmara dos Comuns, datado de 2019 e intitulado “A cautious embrace: defending democracy in an age of autocracies”, tem uma definição clara, informativa e rigorosa daquilo que a Comissão considerou ser a influência das autocracias nas universidades do Reino Unido (Tugendhat et al, 2019, p. 5). Apesar da definição apenas fazer alusão ao contexto britânico, creio que resume de forma impressionante o fenómeno em análise e que, por conseguinte, deve ser utilizado como referência no que diz respeito a esta questão, independentemente da região geográfica a que nos referimos. A definição inclui:

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