• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Democracia na Era Digital

Catherine Marshall

Catherine Marshall

Diretora do centro de investigação AGORA. Diretora do MA em Ideias Políticas na Era Democrática, Cergy-Paris Université, Paris.

Tradução Jorge Miguel Teixeira

 

O tópico da democracia na era digital é presciente num ano de eleições nos Estados Unidos quando, com a crise do COVID, um conjunto de questões está a ser feito sobre o uso dos dados privados dos cidadãos. Mais uma vez, encontramo-nos numa situação delicada no que toca ao futuro dos direitos democráticos que damos por garantidos.

Em 2016, enquanto trabalhava num livro sobre o conceito de deferência política na era democrática, sucederam-se dois grandes eventos de que todos nos lembramos: o Brexit em junho e a eleição de Donald Trump em novembro. Talvez seja um cliché dizê-lo desta maneira, mas ambos forçaram-me a repensar o livro que escrevia então – e que estou a finalizar este verão – e o meu papel enquanto académica no mundo atual.

Em ambos os momentos, olhei para o desenrolar dos eventos sabendo que as democracias ocidentais haviam sido atingidas por dois grandes eventos que teriam um impacto no futuro, um impacto que não seria para melhor, pensei. Na primavera de 2016, tinha vindo a seguir a campanha do Brexit com os meus estudantes, trabalhando com eles sobre a habilidade da campanha do Leave de capturar o poder dos pequenos slogans – ‘Let’s take back control’ – e publicidade política visualmente forte, mas não tinha compreendido que algo de muito mais poderoso estava a acontecer online, fora do alcance da forma tradicional de fazer política e fora do alcance de académicos como eu. A eleição de Trump, em novembro de 2016, bem como o seu uso desinibido do Twitter, foi uma chamada de atenção. Uma mudança cultural estava a suceder-se nas democracias ocidentais.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.