• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Quando a Liberdade assumiu a ofensiva

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

David E. Lowe Michael Allen

David E. Lowe

Autor de Touched with Fire: Morris B. Abram and the Battle Against Racial and Religious Discrimination (Potomac Books, 2019)

Michael Allen

Editor da Democracy Digest

Tradução Jorge Miguel Teixeira

O Congresso pela Liberdade Cultural e o Poder das Ideias

Há 70 anos, personalidades liderantes do mundo livre reuniram-se em Berlim para responder aos esforço soviético de descredibilização dos valores liberais. O que podem os seus esforços ensinar-nos hoje?

Costuma-se afirmar hoje que vivemos em tempos de crise sem precedentes. O autocratismo encontra-se em resurgência, de uma forma territorialmente expansionista e ideologicamente assertiva, enquanto que o Ocidente liberal e democrático apresenta-se ansioso, tímido, dividido e repleto de forças iliberais que alinham frequentemente com os detratores autoritários do Ocidente. Foi em circunstâncias semelhantes, embora possivelmente mais desafiantes, que neste preciso mês, há 70 anos, 200 intelectuais da Europa e dos Estados Unidos se juntaram no Tatiana Palace, em Berlim, para lançar uma contraofensiva aos esforços cada vez mais agressivos da União Soviética para desafiar e desacreditar os valores liberais Ocidentais. O Congresso para a Liberdade Cultural (CCF) que daí resultou desem- penhou um papel fulcral na Guerra Fria ideológica, inicialmente enquanto veículo de ‘’contenção’’ ideológica – uma contraparte política e cultural do Marshall Plan – e mais tarde enquanto protagonista central numa Kulturkampf além-fronteiras que ajudou a determinar a forma dos valores e visões de uma geração do pós-guerra.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Agradecemos o amável e generoso apoio dos nossos patrocinadores:

logo ucp iep lisboa

Logo Jerónimo Martins

logo radio renascenca

© 2021 Nova Cidadania. All Rights Reserved.
Desenvolvimento Angulo Sólido

Please publish modules in offcanvas position.