• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Palestra Alexis de Tocqueville 2020 - Defender a Democracia numa Era de Disrupção Digital

As tecnologias digitais transformaram a forma como as pessoas compreendem e interagem com o mundo à sua volta.

AGRADECIMENTOS Gostaria de expressar os meus agradecimentos sinceros ao Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa pela honra e o privilégio de dar a Palestra Anual Alexis de Tocqueville, entrando agora na prestigiada constelação de oradores desta palestra, incluindo George Weigel e Marx F. Plattner, ambos membros do National Endowment for Democracy. Sinto-me muito honrado por esta oportunidade.

Gostaria de expressar a minha gratidão em particular ao Professor João Carlos Espada, pela sua liderança. O Professor e os seus colegas trazem constantementes questões importantes de políticas públicas para o debate público em Portugal e além – e levam os estudantes, os educadores e a comunidade de políticas públicas a encarar assuntos políticos complexos de formas inovadoras. Estou também grato pela sua relação estreita e constante com o NED e o seu International Forum for Democratic Studies.

Indo agora à tarefa em mãos. Democracia numa era de disrupção digital. Gostaria de começar a minha reflexão registando o ano do nascimento – 1805 – de Alexis de Tocqueville, a figura que dá o nome a esta palestra – e depois saltar para o ano de 2005 como forma de enquadrar e contextualizar o desafio contemporâneo da disrupção digital.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.