• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

30 anos depois das Revoluções de 1989: Papéis invertidos?

Ghia Nodia

Ghia Nodia

Director, International School of Caucasus Studies, Tbilisi

Ao pensar na maneira de resumir a experiências dos antigos países comunistas nos últimos trinta anos, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi de que este período pode ser mais ou menos dividido em duas partes, cada uma com sensivelmente quinze anos.
Tradução Maria Cortesão Monteiro

Estes dois períodos são claramente diferentes um do outro; além disso, nas várias áreas desta região, estes dois períodos são diferentes de maneiras diferentes. Assim sendo, distingui ainda três partes da mesma. Uma é a parte ocidental, os países que em 1989 eram parte do bloco comunista mas não da União Soviética mais os estados bálticos. A segunda é a Rússia, que é sui generis. E a terceira inclui os chamados países ‘no meio’, como a Geórgia, a Ucrânia, a Moldávia. Esta região é especialmente importante para mim a nível pessoal, estando entre a Rússia e a UE geograficamente, pois demostra tendências interessantes. Claro que ainda existem outros países pós-comunistas, mas não pretendo abranger tudo nesta apresentação.

Começando pela parte ocidental, os quinze anos iniciais podem ser descritos como anos de grande sucesso, fundamentado numa clareza geral acerca do propósito, acerca dos valores, e acerca da narrativa. Todos concordavam que 1989 era um ano de libertação, mais precisamente, de dupla libertação: da tirania do sistema comunista, mas também da tirania geopolítica da Rússia (devemos recordar que estas nações costumavam ser chamadas de “nações cativas”). Da perspectiva positiva, isto significava um “regresso à Europa”, ou ao Ocidente; ficando também estabelecido que apenas se podia regressar à Europa tornando-se democrático. Esta clareza em termos de propósito e acção trouxe sucesso: estes países tornaram-se democracias liberais, e as suas novas identidades foram consolidadas através da sua adesão à UE e à NATO. Estes processos foram maioritariamente considerados completos em 2004.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.