• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ralf Dahrendorf - Memorial Lecture

Robert Kagan

Robert Kagan

The Brookings Institution, Washington, D.C.

Parece-me que perdemos de vista o facto que o mundo notável que emergiu depois de 1989 foi mesmo o produto de eventos contingentes, o produto de batalhas que foram ganhas e perdidas, literal e fi gurativamente. Não foi simplesmente o triunfo das ideias mas o triunfo do poder e o poder por detrás dessas ideias.
Tradução Jorge Miguel Teixeira

Muito obrigado, Marc, e muito obrigado, Professor Espada, por me convidarem para esta fabulosa conferência. É muito bom estar na presença de tantas pessoas que se preocupam com a democracia liberal e os seus valores. Normalmente, estes encontros costumam diminuir ao longo dos anos, mas não é esse o caso deste. E é mesmo uma grande honra estar num painel com três pessoas cujo trabalho admiro tanto. Já conheço o Marc há vários anos. Foi ele que me deu o meu primeiro emprego, tanto que ele será o culpado de tudo o que aconteceu desde então.

E é um prazer dar a Palestra Ralf Dahrendorf este ano. Eu cheguei a Ralf Dahrendorf através do Marc, porque o Marc deu, há alguns anos, um tremendo discurso que me levou a Dahrendorf, cujos escritos eu, como todos os outros, admiro imenso. A vida de Dahrendorf corporiza, de certa forma, o misto extraordinário de horror e esperança que caracterizaram o último século, e diria que caracteriza ainda a era em que vivemos. Ele nasceu em 1929 durante a República de Weimar. Li algures que enquanto jovem ele esteve entre os mais jovens da Juventude Hitleriana. Enquanto adolescente, ele e o seu pai foram presos pelos nazis e enviados para um campo de concentração por atividades anti-nazis. Ele foi mais uma vez preso durante a guerra por atividades anti-nazis e foi enviado outra vez para um campo de concentração, desta vez na Polónia. Depois da derrota dos nazis, participou na construção da democracia alemã. Serviu enquanto legislador no Bundestag, trabalhou na União Europeia e acabou por ser mudar para Londres. Nalguns sentidos, Dahrendorf foi aquele século e é o nosso tempo.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.