• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Portugal, a União Europeia e as Nações Unidas

Palestra realizada em Lisboa, Centro de Estudos Europeus do Instituto de Estudos Políticos, no dia 4 de maio de 2018.

Começo naturalmente por agradecer o convite para vir falar uma vez mais à Universidade Católica, ao Instituto de Estudos Políticos, é sempre com muito gosto que o faço, e desta vez devo uma palavra muito especial ao Diretor do Centro de Estudos Europeus, Dr. José Manuel Durão Barroso, a quem me liga uma amizade de largos anos.

O tema que me foi proposto “ Portugal, a EU e as Nações Unidas” é tão vasto, pode ser abordado sob tantos ângulos, que o risco seria o de ficarmos perdidos num emaranhado de tópicos donde fosse difícil extrair um fio condutor. Decidi assim focar o essencial da minha intervenção na relevância das duas organizações para o nosso país e no papel que Portugal pode e deve desempenhar para potenciar não só a sua influência nelas como a própria influência delas mesmas no âmbito da política externa. Uma política externa definida em termos e para temas que num mundo em rápida mudança não são já obviamente apenas os clássicos.

Mas vejo-me obrigado a uma nota à laia de intróito. Para sublinhar que para Portugal a União Europeia não é apenas uma, mais uma, organização internacional a que o país pertence. A União Europeia é muito mais do que isso, é uma organização para a qual o país transferiu livremente uma parte da sua sobe- rania e nessa medida ela é hoje co- definidora da identidade nacional. Donde resulta que não só tudo o que acontece na União Europeia tem, direta ou indirectamente, impacto na vida do nosso país como tem influência na percepção que outros, fora da própria UE, fazem de nós.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.