• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Mar - Como o Mar fez Portugal

D. Manuel Clemente D. Manuel Clemente

Cardeal-Patriarca de Lisboa; Magno chanceler da Universidade Católica Portuguesa

O Mar - Como o Mar fez Portugal

Comecemos pelo óbvio, que o devia ser. Metade da nossa “fronteira” é marítima, e a restante mais fechou do que abriu. Naturalmente, pois apenas se cresce por contraste e o que havia na Península era demasiadamente igual.

Fronteira marítima onde aportaram mui- tos e donde partimos tantos. Assentamentos pré-históricos de povos que vieram por mar e trouxeram novidades e os primeiros intercâmbios de artes e produtos. Muito antes de sermos país, fomos portos. E até o nome que depois tivemos também foi o de um porto: Portus Cale.

No final do século XV abrimos o caminho marítimo para a Índia, mas há muito que éramos um porto frequentado do caminho marítimo geral, o que bordejava o Conti- nente europeu. Trago aqui um elucidativo episódio, passado há um bom par de anos, aí por 1972, e narrado por uma estimada colega do curso de História da Faculdade de Letras de Lisboa: «Tive o privilégio muitas vezes causador de perplexidades para um aluno de História – de ter sido aluna do grande Vitorino Nemésio. Era a cadeira de Cultura Portuguesa, leciona- da ao modo do célebre programa que o Professor detinha na televisão, o “Se bem me lembro”, e por isso tão interessante de frequentar quanto perturbadora na hora de fazer exame... Para além de tudo isto, recordo bem a aula em que ele nos perguntou o que escolheríamos se tivésse- mos de caraterizar a Cultura Portuguesa. Enfim, e depois de alguma atrapalhação, muitas hipóteses e basta discussão, lá chegámos à resposta requerida: o que dá especificidade a cultura portuguesa é a sua relação com o mar» 1 .

talvez ainda mais O nosso litoral pôde avançar duas centenas de quilómetros para o interior, como ficou desde então. Mas foi na praia, na «ocidental praia lusitana» (Camões) que se fez o país. A via litoral da assim chamada “Reconquista” trouxe nortenhos para o Sul, decisivamente nos séculos XII e XIII. Mas, ainda assim, seguiu um caminho antigo, pré-romano, romano e pós-romano, que o domínio árabe não desfizera. Ligava o Sul ao Norte, cruzando sucessivos rios nos portos em que desaguavam. E foi no maior deles que depois se implantou a capital. Naturalmente, litoralmente.

A partir desses portos ensaiamos no comércio marítimo medieval o que a expansão faria depois em maior escala. Subia-se para a Inglaterra ou descia-se para Sevilha, muito antes de zarpar à costa de África. Era o prólogo marítimo da expansão, como também algum treino de hábitos e técnicas. É certo que Lúcio de Azevedo se referiu ao Portugal antigo como “mo- narquia agrária”. Mas outros, como Jaime Cortesão e António Sérgio, lembraram que há sinais claros de ocupação e exploração do litoral, transformando-nos, no dizer de J. Veríssimo Serrão, numa “monarquia agro-marítima”, que, justamente assim, garantiu a sua autonomia 2 .

Em termos geográficos, Orlando Ribeiro já notara que a “Reconquista” fez a nossa primeira unidade, trazendo do Norte para o Sul gente, língua, usos e sentimentos, tudo confluindo num grande porto de mar que depois se tornou capital 3 . Para concluir: «Na posição do território está contido um destino: isolado na periferia do mundo antigo, numa nesga de chão em grande parte bravio e ingrato, coube ao Português o papel de pioneiro do mundo moderno. Não se limitou porém a indicar um caminho: afoitando-se por ele, deixou marcas da sua presença inscritas na terra de quatro continentes» 4 .

Todavia, se o caminho por terra que permitiu a nossa primeira unidade era antigo e de algum modo previsível, o mes- mo não acontecia com o caminho do mar, onde se fez e consolidou a segunda, como destino comum e expansivo. Aí aconteceu o que cantou a mais “marítima” das nossas poetisas: «... Aqui desceram as âncoras escuras / Daqueles que vieram procurando / O rosto real de todas as figuras / E ousa- ram – aventura a mais incrível - / Viver a inteireza do possível / Navegavam sem o mapa que faziam...» 5

E assim também, sempre do mar, emer- giu um sentimento que se pode chamar “nacional”. Nacional porque brotou de algo comum e convivido. Para ser nacional, não basta nascer, como o étimo designa. É preciso conter, herdar e transmitir muito passado comum, como connosco realmente aconteceu com a expansão marítima, os seus sonhos e – talvez ainda mais – os seus reveses.

A terra onde voltávamos sustentava-se pelo mar e o que sobrava era eco de venturas e desventuras, marítimas em grande parte e assim propriamente nossas e distintas das dos outros. Se algo se esboçara por terra, ligando nortenhos e moçárabes, agora ainda mais, contrastando-nos com outros, insuspeitos. José Mattoso recorda que a expansão marítima nos fez encontrar muitos povos e civilizações, cujas diferen- ças externas – físicas, étnicas, culturais - reforçavam a nossa parecença interna. E conclui: «Perante essas diferenças, aquelas que opunham os minhotos aos alentejanos ou aos trasmontanos, os portugueses po- bres aos portugueses ricos, os nobres aos clérigos, eram evidentemente menores. Estas diferenças evidenciavam o que os portugueses tinham em comum» 6

Como o Mara fez Portugal Contactando com outros, sentimo-nos reflexamente nós próprios, e não necessaria- mente excludentes mas também inclusivos, no melhor dos casos. O mar fez-nos nação, com o sentido coletivo que o Romantismo deu à palavra. Partida ansiada ou forçosa, chegada quando acontecesse. De tudo isto se preencheu um sentimento que nos poderá definir, como justificação plausível do que pretendemos ser.

Contactando com outros, sentimo- -nos reflexamente nós próprios, e não necessariamente excludentes mas também inclusivos, no melhor dos casos. O mar fez-nos nação

Refiro-me a esse “labirinto” onde nos podemos perder ou reencontrar (Eduardo Lourenço), a saudade. E é ainda em José Mattoso que encontramos uma sugestiva consideração: «As ruturas familiares e afetivas e os desenraizamentos trazidos pela emigração [ultramarina] tornaram-se demasiado recorrentes para deixarem de imprimir traços profundos na mentalidade de todos os que os viveram direta ou indi- retamente. Quem lutava contra a penúria, a fome ou a exploração, tinha de colocar a esperança num além ou num amanhã situados num espaço ou num tempo imaginários. [...] Daí a angústia de abraçar o nada ou de arriscar a morte. A necessidade de escolher: ficar ou partir. Para quem não queria arriscar, ir ficando, mas com a alma a sonhar evasões. Para quem partia, a saudade da terra e da família. Não há dúvida que esta experiência tão comum, renovada século após século, sublimada em narrativa, poesia, romance ou ensaio, se tornou fonte de inspiração corrente na literatura portuguesa» 7 .

Também por isso o nosso mais reconhe- cido autor “saudosista” escreverá assim, tanto pelo mar, como por si próprio, como talvez pelo país: «Ó saudade do Mar! Divina Imagem aparecendo, ao longo dos sonoros litorais, a tua brumosa túnica flutua nas borrascas, e o teu gesto é de alva espuma... E as lágrimas sobem-me aos olhos, pondo- -me em contacto de água com o mar... E sou erma praia, que misteriosas lágrimas banham... Vejo-as rolar dos longes do meu ser, lá sempre donde é sempre noite... Ó mar noturno, à luz da lua! Verdes ondas cintilando recordações...» 8

E hoje, “retornados” ao chão europeu, que faremos do mar – ou que deixaremos o mar fazer de nós? Antes de mais, in- questionavelmente, ele aí está e as ondas continuam a marulhar-nos nas praias. A antiga expansão marítima fez-se com doses iguais de aventura e de estudo. Acontecerá agora com doses semelhantes de imaginação criativa e investigação aplicada. Citando um autor contemporâneo: «Portugal e os portu- gueses têm no Atlântico um campo imenso de projeção de influência e dinamização de iniciativas capazes de redimensionar a nossa política externa, associando-a ao nosso comércio, à inovação, à ciência e à posição geográfica, pelo conhecimento do terreno, pelos laços históricos de proximidade cultural, pela língua comum com muitos destes Estados [atlânticos], pela facilidade de comunicação com os demais em caste- lhano, inglês ou francês, pelos interesses económicos partilhados, pela boa rede de contatos políticos, empresariais e militares, mesmo em comparação com outros países de maior dimensão e de maior pujança económica» 9 .

Na Mensagem de Fernando Pessoa, podemos “ouvir” com D. Dinis: «... um silêncio múrmuro consigo: / E o rumor dos pinhais que, como um trigo / De Império, ondulam sem se poder ver / [...] E a fala dos pinhais, marulho obscuro, / É o som presente desse mar futuro, / É a voz da terra ansiando pelo mar.»

Permita-me o poeta terminar estas linhas trocando-lhe o verso. Não será «a voz da terra ansiando pelo mar», será agora «a voz do mar ansiando pela terra», ou seja, por nós, que no “nosso” Atlântico temos tanto para descobrir doutra maneira, com outra aplicação e outro ganho. Por nós, que reencontrando o mar, nos poderemos reencontrar a nós próprios, também como destino comum, entre o sonho e a tarefa. Ou como cantou António Ramos Rosa: «Eu amo esta pátria que se projeta no futuro / porque ela não pode conter em si o ímpeto do seu génio / nem a maré em que lateja um novo mundo» 10 .

Permito-me ainda um enunciado luso- -marítimo, como mera alusão:

Não seríamos Portugal sem descer por terra até Lisboa e além do Tejo. Mas foi por mar que vieram os cruzados que possibili- taram a tomada da cidade em 1147.

Foi do mar que nos chegou a metade materna da segunda dinastia, provinda de Inglaterra (a primeira chegara por terra, da Borgonha, com o Conde D. Henrique). Foi a contribuição pessoal e geracional que se chamou Dona Filipa de Lencastre – que na Mensagem de Pessoa ressurgirá como «Humano ventre do império, / Madrinha de Portugal!».

Como o Mara fez Portugal Foi por mar que a Expansão nos garantiu depois, nada se conseguindo no sentido da terra, em casamentos com princesas caste- lhanas, que nem a D. Manuel, nem a D. João III proporcionaram um trono ibérico para os respetivos filhos. Antes pelo contrário, foi Espanha que nos ganhou por uns tempos, com Filipe I, neto materno de D. Manuel... Para quase nos perder no mar logo depois, com a “invencível armada” (1588), tão depressa afundada.

Foi por mar que Portugal se expandira para muito longe. Quando mais perto, quase nos perdemos em Alcácer Quibir (1578) - e uma das razões foi o afastamento da costa...

Foi por mar que a Restauração se sus- tentou, pois dificilmente o conseguiria sem o Brasil, já pouco sobrando no Oriente e pouco havendo em África. Do Brasil regressou António Vieira, profeta da Res- tauração, como depois a matéria para tanto esplendor barroco.

Foi por mar que Portugal sobreviveu a Napoleão, na transferência da corte para o Rio (1808). Como foi por mar que o liberalismo desembarcaria definitivamente (1832), para embarcar de novo na segunda metade de Oitocentos na ocupação africana que perdurou até 1975.

“Heróis do mar” nos cantamos nós, n’A Portuguesa. – Nostalgia ou desígnio?

Nova Cidadania agradece ao Autor e ao Presidente da Academia de Marinha a amável autorização para a publicação desta palestra.


1 Margarida Garcez Ventura, “Portugal, uma ‘nação situada’. O mar na construção da identidade política de Portugal”. In O Mar. Regresso ao futuro, Ericeira, Mar de Letras, 2006, p. 47.

2 Cf. Ibidem. E, mais à frente, p. 49: «Ao mesmo tempo que decorre este processo [Reconquista], e interagindo com ele, vão-se traçando as primeiras constantes da política externa portuguesa. Uma dessas constantes foi conseguir, quer através da guerra quer através da diplomacia, a valorização da posição geográfica de Portugal de modo a poder compensar a pressão da fronteira terrestre. No contexto do desenvolvimento comercial que se verifica a partir do século XII, assim como do tráfico marítimo originado pelas cruzadas, Portugal pôde, sempre que necessitou de aliados, apelar ao Papado e aos reinos do norte da Europa, sobretudo à Flandres, jogando com algo de grande importância que só ele detinha: uma longa linha de costa pejada de zonas portuárias».

3 Cf. Orlando Ribeiro, Portugal, O Mediterrâneo e o Atlântico, Lisboa, Sá da Costa, 1967, p. 141-142.

4 Ibidem, p. 160.

5 Sophia de Mello Breyner Andresen, “As ilhas”. In Antologia, Porto, Figueirinhas, 1985, p. 269-270.

6 José Mattoso, A Identidade Nacional, Lisboa, Fundação Mário Soares e Gradiva, 1998, p. 18.

7 Ibidem, p. 106.

8 Teixeira de Pascoaes, O mar e a noite. Cit. por Manuel Clemente, “O mar: uma voz religiosa”. In O mar. Regresso ao futuro, Ericeira, Mar de Letras, 2006, p. 68.

9 Bernardo Pires de Lima, Portugal e o Atlântico, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016, p. 92.

10 Cit. por Manuel Clemente, “o mar: uma voz religiosa”, p. 70.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.