• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Enfraquecimento do Ocidente? A Situação Política em França no contexto da situação na Europa e nos

A questão perante esta mesa redonda é se podemos ou não constatar que um enfraqueci- mento do Ocidente está a decorrer. Eu gostaria de alterar a questão e perguntar: o que es- tará realmente a enfraquecer? Será que é a fé na liberdade sob a lei? Ou será outra coisa?

Há dez anos, fui convidada para participar no Political Forum pela primeira vez e apresentei um pa- per pro-europeísta bastante inflamado sobre “O Futuro da Constituição Europeia com base nas Eleições Presidenciais Francesas de Maio de 2007” (Nicolas Sarkozy acabara de ser eleito). A maioria dos membros do painel eram eurocéticos assumidos e acolheram, de forma entretida, o meu discurso com graciosidade. Dez anos mais tarde, no meio de outra Eleição Presidencial, regresso, talvez não mais sábia, mas certamente mais velha, e mais interessada do que nunca em entender a situação política de França no contexto da Europa e dos EUA. Nos últimos dez anos não houve tempo para absorver o que tem acontecido, desde a crise financeira global às consequências de longo prazo do que aconteceu após o 11 de Setembro. O Political Forum é o momento do ano em que todos podemos pausar e reflectir no que significa defender “a tradição ocidental da liberdade sob a lei”.

A questão perante esta mesa redonda é se podemos ou não constatar que um enfraquecimento do Ocidente está a decorrer. Eu gostaria de alterar a questão e perguntar: o que estará realmente a enfraquecer? Será que é a fé na liberdade sob a lei? Ou será outra coisa? Abordarei este problema com as três ideias que se seguem: primeiro, a desunião aberta do Ocidente no que respeita àquilo que representamos e, de seguida, o nosso fracasso comum em defender com mais firmeza os valores da liberdade sob a lei e, finalmente, se as eleições Presidenciais e Legislativas francesas podem ajudar-nos a ver se é possível pensar sobre política de novas formas.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.