• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Portfólio - Cimeira Democracias #62

Todos os anos o Instituto de Estudos Políticos recebe, na já tradicional Cimeira das Democracias, jovens alunos do Ensino Secundário, num compromisso que alia negociação, diálogo e diplomacia.

Procuramos, sobretudo, estimular a partici- pação numa reflexão informada, num debate dinâmico, pautado pela troca de ideias, concre- tas e fundamentadas. Queremos não só chamar a atenção para problemas muito concretos que enfrentamos hoje, mas sobretudo apontar para oportu- nidades de encontrar soluções melhores quando em conjunto pensamos, debatemos e imaginamos uma Europa mais forte – e uma Democracia revitalizada.

Os alunos, que no dia 4 de Maio, vinham de Escolas Secundárias de todo o país (desde o Algarve até ao Porto, passando por Beja, Lisboa e Coimbra), desde cedo começaram a trabalhar: mesmo antes do dia da Cimeira já tinham trabalho de casa. Todos tinham uma tarefa: estudar o país que iriam representar, tal como diplomatas que defendem com afinco os interesses da sua nação. No dia da Cimeira todos estavam bem preparados, prontos para iniciar a sua aventura no mundo da diplomacia e das dinâmicas discussões e debates que tanto caracterizam as organizações internacionais. Foram recebidos pelos nossos incansáveis alunos da Licenciatura que muito bem desempenharam o papel de “anfitriões”. Sempre sorridentes e simpáticos, abriram as portas da sua Escola. Mas logo no início uma agradável surpresa para alguns: os embaixadores reais decidiram recebê-los. Assim, acolhemos ambos, num encontro muito proveitoso para todos.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.