• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Chefiar ou Liderar - Arte e Técnica

O termo liderança tem sido objecto de muitas definições, mas poderemos considerar, para efeitos de simplificação, apenas uma: “A liderança é a capacidade de um indivíduo para influenciar, motivar e habilitar outros a contribuírem para a eficácia e o sucesso das organizações de que são membros”.

Enquadramento Já passaram cerca de cinco décadas e meia sobre o momento em que, pela primeira vez, fui investido em funções de chefia e em que senti a forte preocupação sobre a forma como deveria actuar para ser bem aceite pelos meus subordinados e, simultaneamente, conseguir que eles executassem correctamente as tarefas que lhes ordenasse. Teria de procurar dar expressão prática ao que, no âmbito da arte, ou técnica de comando, aprendera durante o curso da Escola Naval, com realce para o que retinha da leitura de um pequeno livro que muito me havia marcado. Era, de facto, uma obra de reduzida dimensão, mas de grande conteúdo, estruturado de forma muito objectiva, que exigia muita complementaridade prática e que faz parte da colecção Ecclesia 1. Tratava, naturalmente, o tema da chefia, já que, nessa altura, a palavra liderança ainda não constava nos hábitos, nem nos dicionários da nossa língua.

A experiência que, passo a passo, fui adquirindo demonstrou-me que os ensinamentos recebidos nas escolas e as leituras de vários autores são importantes e enriquecedores, mas que devem ser, têm de ser, acompanhados de uma reflexão continuada, de uma profunda introspecção, capaz de ajudar a melhorar procedimentos e a adequá-los às variadas circunstâncias.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.