• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O 25 de Novembro, 40 Anos Depois

Não vou gastar muito do vosso e do meu tempo com recordações ou análises do que aconteceu há 40 anos. Parece-me, no entanto, indispensável sublinhar que, nessa altura, se viveu um dos capítulos mais intensos e de resultados mais incertos do que se convencionou chamar-se o PREC.

O “Processo Revolucionário” atingiu então uma aceleração, comparável à verificada, meses antes, a 11 de Março. Em Novembro, no entanto, a luta pelo poder efetivo, pelo poder representado pela detenção das armas, foi mais profunda e teve consequências mais duradouras, quer ao nível das Forças Armadas e das forças político-partidárias, quer no que respeita à construção do regime democrático.

No Expresso, então o único meio de comunicação social de âmbito nacional não controlado pelo PCP ou por correntes de extrema esquerda, apercebemo-nos do que estava a suceder e do que poderia vir a suceder. E, a partir de 5 de Novembro, passámos a bi-semanário: saindo ao sábado, como sempre, e, lançando, à quarta-feira, o Expresso Extra.


1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.