Nas culturas iliberais, em regra continentais, o conceito de herança é motivo de grandes equívocos e de um perpétuo conflito entre dogmatismos rivais: aquilo que Tocqueville designava pelo “eterno e estéril conflito entre o Antigo Regime e a Revolução”. Uns defendem a herança como um privilégio. Outros atacam-na por ser um privilégio.
Desde a publicação do número inaugural em Janeiro de 1990, o Journal of Democracy publicou bem mais do que mil artigos, explorando todos os aspectos do funcionamento da democracia e as lutas dos movimentos democráticos. Mas temos estado especialmente preocupados com o acompanhamento dos avanços e recuos da democracia em todo o mundo.
A Europa demorou muitos séculos a ver na Magna Carta um momento central na longa história da tentativa de limitar o poder dos reis e de proteger juridicamente a esfera pessoal. Mas não a Inglaterra.
A Magna Carta não integra a história da liberdade moderna porque esta em nada se aproxima da ideia de conservação dos privilégios tradicionais. Pelo contrário, implicou o repúdio da ordem antiga.
Pág. 1 de 5
Agradecemos o amável e generoso apoio dos nossos patrocinadores:
Para mais informações em relação a patrocínios, por favor clique aqui para aceder ao formulário.