Ensaios - O contributo das sondagens para a democracia
Professor, IEP-UCP
Director do CEA - UCP Professor, UCP
As sondagens acrescentam essas dimensões: quem votou, como e porquê. Essas dimensões elevam substancialmente o debate político e o seu impacto
A existência de centros de sondagens inde- pendentes, assentes em princípios e práticas rigorosas e científicas tem, entre outras, a importante função de verificar e auditar elei- ções, sobretudo nas noites eleitorais, em que os resultados são antecipados nas TV’s logo no fecho das urnas. A existência dessas son- dagens, além de melhorar o debate político durante as horas até ao escrutínio final, reduz tentações de fraude. Em algumas jovens democracias, este elemento está em falta para afastar suspeições.
Em Portugal, desde 1974, nunca houve felizmente a menor dúvida sobre os resultados. Ainda assim, na infância da nossa Democracia, a Universidade Católica foi pioneira na criação de um centro de sondagens independente para análise e acompa- nhamento das eleições. Imediatamente, a estação pública abra- çou a ideia como um desígnio cívico e a relação entre UCP e RTP existe desde então, fortalecida ao longo de décadas com múltiplas sondagens.
Registe-se para ler o artigo completo...
Inscrever-se
Denunciar
Os meus comentários