Notas de pesar João Salgueiro (1934-2023)
Vem o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica cumprir o doloroso dever de informar do falecimento do Dr. João Salgueiro, brilhante estadista e economista que nos deu a honra de lecionar no IEP e de integrar o Conselho Editorial da revista Nova Cidadania.
Neste dia de luto nacional vimos expressar as mais sentidas condolências à família e manifestar a nossa gratidão por termos tido o privilégio de beneficiar do seu saber e da sua amizade.
Presidente da República Portuguesa
Portugal perdeu hoje um dos seus mais brilhantes economistas da segun- da metade do século XX. João Salgueiro formou-se no ISCEF, hoje ISEG, onde ensinou, teve um papel par- ticularmente importante no planeamento económico, no nascimento das regiões pla- no, que viriam a dar origem às CCDR, na tentativa, falhada, de modernização no tempo de Marcello Caetano, no setor bancário público nos anos 70 e 80, no Ministério das Finan- ças, na liderança de uma das mais importantes sensibilida- des dentro do PPD-PSD e, du- rante 50 anos, na SEDES, de que foi inspirador, presidente e figura tutelar, na transição para a a Democracia e até ao século XXI.
Director, IEP-UCP
Não é possível em poucas palavras resumir a pro- funda dívida de gratidão que Portugal tem para com João Salgueiro, que nos deixou na passada sexta- -feira.
Registe-se para ler o artigo completo...
Inscrever-se
Denunciar
Os meus comentários