• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Homenagem Mário Pinto - Uma pessoa especial

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República Portuguesa

Investigador social, jurista insigne, pedagogo empenhado, pensador denso, comunicador atractivo, político inteiro na acepção de militante incansável pelo bem comum.

Há momentos na vida, aliás raros na vida política, em que a honra da presença se soma ao júbilo ilimitado da partilha de um momento familiar - no sentido de íntimo, caloroso, intensamente gratificante. Este lançamento de mais uma obra de excepcional qualidade da Professora Joana Reis, que representa verdadeiramente uma homenagem ao nosso, de todos nós, amigo Mário Pinto é um deles. Porque Mário Pinto é um caso especialíssimo. Eu diria, é uma pessoa especialíssima.

Para compreendermos porquê, importa que primeiro vos tome uns minutos com breves reflexões sobre o catolicismo em Portugal nos últimos 50 anos. Tínhamos, os mais antigos de nós, quase vintes ou a caminho dos trinta anos, e o catolicismo acelerara o seu distanciamento de uma história recente de regime concordatário muito próximo do Estado, mesmo se formalmente não confessional. A carta do Bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, à abertura das frentes africanas, as posições de D. Sebastião de Resende, o Concílio do Vaticano II ou Segundo Vaticano, a crise na acção católica e nas vocações, os movimentos estudantis, culturais, sociais, as Comissões Justiça e Paz, as relações entre o poder em Lisboa e no Vaticano, o encontro do Papa Paulo VI com os líderes dos movimentos independentistas, a sua vinda a Portugal, a sucessão na chefia do Governo e na hierarquia da Igreja em particular em Lisboa, a Ala Liberal, a SEDES, os ensaios ditos tecnocráticos, os congressos da oposição democrática, os grupos católicos críticos do Regime, a vigília da Capela do Rato.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.