• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Estoril Political Forum 2022 - O Passado, Presente e Futuro da NATO

Gary J. Schmitt

Gary J. Schmitt

Senior Fellow, American Enterprise Institute, Washington, DC

Seria difícil, talvez impossível, que alguém minimamente sensato sugerisse agora que a aliança está “obsoleta” ou que não irá continuar relevante no futuro.

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia colocou novamente em foco a re- levância da NATO para a segurança europeia. Ten- do em conta a situação na Ucrânia, no Mar Negro e o comportamento e as declarações de Putin sobre o destino imperial da Rússia, seria difícil, talvez impossível, que alguém minimamente sensato sugerisse agora que a aliança está “obsoleta” ou que não irá continuar relevante no futuro.

O Passado
Um olhar para o passado da NATO irá ajudar-nos a compreen- der as suas perspectivas futuras. Para começar, a NATO nunca esteve tão paralisada como sugeriu o Presidente francês. Repetidamente, a NATO adaptou-se a cenários estratégicos em mudança – desde o início da Guerra Fria, ao longo da era do desanuviamento e nas últimas etapas da política de contenção, o fim da Guerra Fria, à presente tentativa da Rússia de desafiar a segurança europeia.

Quando os EUA fizeram novas exigências tácticas e estratégicas, a NATO correspondeu. Os parceiros da Aliança nunca restringiram propriamente a liderança americana.

Registe-se para ler o artigo completo...

Gravatar
Pedro
Deve ser preciso contactar a UCP através dos contactos indicados na página de "Contactos".
Gravatar
Rodrigo Silva
Gostaria de ler este artigo. Obgd

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.