• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Homenagem Adriano Moreira - O Eixo da Roda

Sílvia Mangerona

Sílvia Mangerona

Professora universitária doutorada em Ciência Política e Relações Internacionais no IEP-UCP

O Senhor Professor Adriano Moreira partiu, mas ficará para sempre o seu “eixo da roda”. Ficarão para sempre os seus valores humanistas e de serviço, a sua visão atlantista, o seu brilhantismo e a sua extraordinária obra.

Vivemos em “Tempos de Vésperas”. Tempos de guerra e de transição para uma realidade ainda por descobrir e reconhecer e, por isso, são muitos os desafios internos e externos que nos impelem para o regresso aos preceitos humanistas e cristãos. O regresso ao que o Senhor Professor designava por “eixo da roda”: os valores que devem permanecer imutáveis no Homem e nos Estados durante o desenvolvimento pessoal e a procura diligente do bem comum.

Na obra de 1971, “Tempos de Vésperas – A agonia do regime”, o Senhor Professor afirmou que “há valores, ideias, concepções, que florescem mais fortes depois da provação. Mesmo que seja a provação do deserto. A Família, a Pátria, são apenas exemplos. Nunca morrem. Como que ficam fora do tempo, à espera do seu tempo. Um dia reencontram-se com um homem, um grupo, um povo, e reentram na acção e na história visíveis. Daqui a necessidade do diálogo de cada homem com a sua circunstância, para distinguir o acidental do perene. Procurar a graça de entender quais são os valores permanentes que é chamado a servir e que são o eixo, na família, na amizade, na profissão, na cidadania. Encontrar esse eixo e identificar-se com ele. Saber que este nascer quotidiano de novas eras verbais, é como a paisagem variável que uma roda em movimento vai atravessando. É bom olhar com interesse para a paisagem. Mas fazendo como o eixo da roda, que acompanha a roda mas não anda.” pp. 16-17, 3ª ed., 1986.

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.