• +351 217 214 129
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Futuro de uma Ordem Internacional Baseada em Regras

Estoril Political Forum 2021

Jantar Memorial Konrad Adenhauer

Martin Ney

Martin Ney

Embaixador da Alemanha, M.A. (Oxon.)

O fim da guerra fria desbloqueou as Nações Unidas: no início dos anos 90, as missões de paz tornaram-se possíveis e surgiram soluções globais. Porque é que este cenário luminoso — do qual precisaríamos muito hoje — se escureceu?

TRADUÇÃO Jorge Miguel Teixeira

Senhoras e Senhores, Os desafios que a comunidade internacional enfrenta hoje são bem conhecidos e mal precisam de enumeração: as alterações climáticas, as migrações, o terrorismo e a pandemia. O que é óbvio é que as respostas a estes desafios globais precisam de ser encontradas pela comunidade internacional como um todo, isto é, dentro das instituições internacionais existentes – como as Nações Unidas e outras organizações internacionais mais especializadas. Ora, estas organizações internacionais serão melhor descritas como plataformas ou mercados. Porque é isso que são. Vale a pena lembrar que estas apenas cumprirão as suas funções se os atores encontrarem a vontade política para perseguir soluções comuns. Quando os críticos dizem por vezes que ‘’a ONU’’ falhou neste ou naquele tópico, trata-se na verdade de um disparate. Nesses casos, dificilmente terá sido ‘’a ONU’’ a falhar, mas sim os atores nesta plataforma, ao não encontrarem um consenso sobre o caminho a seguir.

Quando olhamos para trás, podemos ver como durante a guerra fria os processos de decisão na ONU estavam quase completamente bloqueados. O fim da guerra fria desbloqueou as Nações Unidas: no início dos anos 90, as missões de paz tornaram-se possíveis e surgiram soluções globais. Porque é que este cenário luminoso – do qual precisariamos muito hoje – se escureceu?

Registe-se para ler o artigo completo...

1000 Caracteres remanescentes


Please publish modules in offcanvas position.