Ensaio: Uma noite Churchilliana
Ricardo Sondermann
Instituto Estudos Empresariais, Porto Alegre
Nunca nos cansamos ao ouvir as histórias, citações e factos de Churchill. Porque é que este homem é tão importante hoje em dia, e porque é que as suas lições ainda são relevantes?
Tradução Maria Cortesão Monteiro
Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao querido João Espada, aos seus colegas e à sua equipa por este maravilhoso evento. “Estamos facilmente satisfeitos com o melhor”.
Nunca nos cansamos ao ouvir as histórias, citações e factos de Churchill. Porque é que este homem é tão importante hoje em dia, e porque é que as suas lições ainda são relevantes? Numa uma sociedade cada vez menos livre, ouvimos poucas vozes de consciência, opiniões equilibradas e de compreensão abrangente.É como se estivéssemos nos nossos “anos selvagens”, assistindo à ascensão do totalitarismo e tentando alertar as pessoas sobre perigos que ninguém quer ver.
“Um apaziguador é aquele que alimenta um crocodilo – esperando que este o coma em último”. Estamos a viver os anos 20 novamente, não a década de 2020, mas a de 1920. O novo totalitarismo que nos rodeia é o politicamente correcto, agora chamado de woke, ou no mundo dos negócios, ESG. O sonho de sociedades unidas está morto, pois agora todos somos rotulados por raça, cor, religião, hábitos alimentares, orientação sexual, hábitos de leitura, uma lista que poderia continuar por muito tempo.
Register to read more ...
Subscribe
Report
My comments