• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A revisitação dos totalitarismos e o problema da memória parcial

José Manuel Sardica

José Manuel Sardica

Professor, Faculdade de Ciências Humanas e Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa

No século XX houve muitas ditaduras e ditadores, alguns fascismos, mas somente dois totalitarismos, o alemão e o soviético.

Depois de um curto século XX que foi uma “Era dos Extremos”, o século XXI já se tornou, porventura, uma era de incerteza, traduzida em crise e desânimo, radicalismo e contestação – mesmo antes de a anormalidade pandémica ter vindo exacerbar sentimentos de perda que já minavam as certezas da globalização ou os confortos oferecidos pela democracia e pelas liberdades que lhe são conexas.

Na frente política, as fissuras abertas na credibilidade e na solidez das democracias têm vindo a alimentar populismos vociferantes e transmutações iliberais em alguns países ou zonas do mundo, produzidos tanto por direitas securitárias como por esquerdas politicamente corretas. O espetro do regresso das ditaduras por via dos “neos” (o “neofascismo” é o exemplo mais corrente) parece espreitar, se não a cada eleição, pelo menos a cada sobressalto económico, social, de saúde pública ou de tensão internacional. A cacofonia de conceitos, porém, não ajuda ao rigor terminológico e a uma reflexão mais sábia e ponderada do que realmente está em causa, do quanto um presente espúrio canibaliza sombras do passado ou, pelo contrário, produz fenómenos novos, que precisam de novas grelhas de avaliação.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.