• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Totalitarismo na Europa: Recordando Holodomor - Aula Aberta

Aula Aberta, Evento IEP

João Carlos Espada

João Carlos Espada

Director do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Director de Nova Cidadania

Holodomor é uma das mais chocantes expressões de como as ideias têm consequências.
em parceria com Instituto + Liberdade e Cultura at Católica, no âmbito da Exposição Itinerante internacional “Totalitarismo na Europa”, a 24 de Novembro de 2021.

Boa Tarde a todos. Muito obrigado pela vossa presença.

Gostaria de começar por exprimir um agradecimento muito especial ao Prof. Carlos Guimarães Pinto, presidente do Instituto mais Liberdade, por ter proposto ao nosso IEP-UCP esta nobre iniciativa conjunta evocativa da tragédia do Holodomor. Agradeço também muito enfaticamente aos nossos oradores convidados que nos dão o prazer e o privilégio de estar connosco neste debate.

Gostaria ainda de dizer breves palavras para explicar por que motivo incluímos esta evocação da tragédia do Holodomor numa Aula Aberta da cadeira de Mestrado e Doutoramento intitulada “Tradition of Liberty”, que tenho o prazer e privilégio de leccionar. Trata-se de uma cadeira sobre ideias políticas — história das ideias políticas, sobretudo, embora não exclusivamente, no século XX. Não se trata, por isso, de uma cadeira de História dos acontecimentos políticos do século XX.

No entanto, no centro da cadeira Tradition of Liberty sobre as ideias políticas está a premissa fundamental de que as ideias têm consequências. E as ideias políticas têm e tiveram retumbantes consequências políticas — algumas delas simplesmente trágicas.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.