• Português (pt-PT)
  • +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

NATO Um caminho estreito para mais 70 anos de Aliança

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

David Diniz

David Diniz

Director-Adjunto do Jornal Expresso; Doutorando IEP-UCP.

Em dezembro, a NATO comemorou 70 anos de construção da paz, estabilidade e prosperidade dos dois lados do Atlântico, mas as fraturas internas estão a aprofundar-se, levantando sérias dúvidas de que atinja o seu 75o aniversário.

1. A nova desordem global “A NATO pode ser a ‘mais bem sucedida aliança da história’ - como alega o seu secretário-geral, Jens Stoltenberg - mas também pode estar à beira do fracasso. Em dezembro, a NATO comemorou 70 anos de construção da paz, estabilidade e prosperidade dos dois lados do Atlântico, mas as fraturas internas estão a aprofundar-se, levantando sérias dúvidas de que atinja o seu 75o aniversário”. O alerta da antiga ministra dos Negócios Estrangeiros de Espanha, Ana Palacio, parecerá dramático, mas é a apenas o último de muitos: desde a última cimeira da Aliança que ecoa entre os aliados o grito de Emanuel Macron, o Presidente francês em funções, numa entrevista à Economist, declarando a NATO “estrategicamente em morte cerebral”.

Talvez seja ainda cedo para citar Mark Twain. Esta é a Aliança que já tremeu, por exemplo, na crise do Suez, que se dividiu sobre a intervenção no Iraque do início do milénio, a mesma que passou por uma indefinição estratégica após a queda do Muro de Berlim.

Register to read more ...

1000 Characters left


We thank our sponsors for their kind and generous support:

Logo Jerónimo Martins

Logo Fundação Calouste Gulbenkian

Logo Grupo José de Mello

logo ucp iep lisboa

More Information

more information regarding sponsorships, please click here to access the form.

Please publish modules in offcanvas position.