A União Europeia, a Aliança Atântica e a Democracia Liberal
José Manuel Durão Barroso
Antigo presidente da Comissão Europeia, Director do Centro de Estudos Europeus do IEP-UCP, Conselho Editorial Nova Cidadania
TRANSCRIÇÃO Miguel Paim TRADUCÃO Maria Cortesão Monteiro
Muit o obrigado, Dr. Hartmut Mayer. Obrigado pelas palavras tão gentis. Agradeço também aos nossos anfitriões, nomeadamente ao meu bom amigo António Monteiro e também a Rita Seabra Brito.
É um prazer estar convosco e com os meus colegas de painel, Wilhelm Hofmeister e Carl Gershman, ainda que de forma virtual. Gostaria de aproveitar a ocasião para enviar uma palavra de agradecimento e parabéns ao Professor João Carlos Espada, director do nosso Instituto de Estudos Políticos, bem como a todos os colaboradores e docentes, que tanto trabalharam para que o Forum deste ano se concretizasse. É um prazer e uma honra participar mais uma vez num fórum político tão importante e com tantos alunos que nos acompanham por vídeo.
O tópico União Europeia, Aliança Atlântica e Democracia Liberal é complicado. É um daqueles tópicos em que precisamos de perceber as complexidades da política. É por definição um tópico extremamente político, especialmente de política internacional e pressupõe questões que têm a ver com o cerne da soberania, mas também questões que vão além dos regimes políticos, de segurança e defesa. É também uma matéria em que por vezes é difícil encontrar um equilíbrio, do ponto de vista político, entre interesses e valores. Porque, sejamos francos, no mundo da política é impossível evitar a questão dos interesses, mesmo quando há um compromisso com alguns interesses básicos fundamentais.
Register to read more ...
Subscribe
Report
My comments