• Português (pt-PT)
  • +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

O debate 5G: as implicações geopolíticas e securitárias na Europa

User Rating: 5 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Active
 

Corina Lozovan

Corina Lozovan

Doutoranda IEP-UCP Investigadora CIEP, Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos

Esta próxima geração de conectividade sem fios terá um impacto a longo prazo nas nossas vidas, revolucionando todas as esferas da economia, política e segurança.

A rede 5G é a última geração de tecnologia sem fios que será mais um avanço no âmbito da revolução digital. No pensamento de Carl von Clausewitz, poder-se-ia dizer que a discussão sobre a rede 5G representa a continuação de uma grande competição de poder por outros meios i , numa era de corrida global pela supremacia tecnológica na terra e, sub-repticiamente, também no espaço. As notícias de hoje tornaram o debate 5G num tema omnipresente, mas ainda assim, o seu alcance e poder transformacional é subestimado. Esta próxima geração de conectividade sem fios terá um impacto a longo prazo nas nossas vidas, revolucionando todas as esferas da economia, política e segurança. A odisseia da ficção científica que tem sido descrita na literatura tornou-se uma realidade, com benefícios, mas ao mesmo tempo, com riscos acrescidos e ameaças.

O país que domina a liderança atual no desenvolvimento das redes 5G é a China, impulsionada pelo imperativo estratégico de Pequim, com a região da Ásia-Pacífico a liderar a implementação das novas redes. Quanto à Europa, a adoção das redes 5G tornou-se num assunto controverso com a empresa chinesa Huawei a liderar o seu processo de implementação, tendo provocado reacções divergentes dentro da União Europeia. Para além disso, o governo americano considera a empresa chinesa uma ameaça que se tornou num símbolo de confronto entre os Estados Unidos e o seu cada vez mais ambicioso adversário, a China. A implantação iminente de infraestruturas 5G representa também uma luta comercial e política pelo controlo das indústrias do futuro. A Europa foi apanhada neste imbróglio e está a tornar-se claro que precisa de desenvol- ver uma estratégia para a orientar, não só através do atual debate sobre as redes 5G, mas também das rivalidades tecnológicas, que ainda estão por advir.

Register to read more ... ou faça login se já está registado.

Gravatar
Justin
I would like to read this article.
0

1000 Characters left


We thank our sponsors for their kind and generous support:

Logo Jerónimo Martins

Logo Fundação Calouste Gulbenkian

Logo Grupo José de Mello

logo ucp iep lisboa

More Information

more information regarding sponsorships, please click here to access the form.

© 2022 Nova Cidadania. All Rights Reserved.
Desenvolvimento Angulo Sólido

Please publish modules in offcanvas position.