• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Quando a Liberdade assumiu a ofensiva

David E. Lowe Michael Allen

David E. Lowe

Autor de Touched with Fire: Morris B. Abram and the Battle Against Racial and Religious Discrimination (Potomac Books, 2019)

Michael Allen

Editor da Democracy Digest

Tradução Jorge Miguel Teixeira

O Congresso pela Liberdade Cultural e o Poder das Ideias

Há 70 anos, personalidades liderantes do mundo livre reuniram-se em Berlim para responder aos esforço soviético de descredibilização dos valores liberais. O que podem os seus esforços ensinar-nos hoje?

Costuma-se afirmar hoje que vivemos em tempos de crise sem precedentes. O autocratismo encontra-se em resurgência, de uma forma territorialmente expansionista e ideologicamente assertiva, enquanto que o Ocidente liberal e democrático apresenta-se ansioso, tímido, dividido e repleto de forças iliberais que alinham frequentemente com os detratores autoritários do Ocidente. Foi em circunstâncias semelhantes, embora possivelmente mais desafiantes, que neste preciso mês, há 70 anos, 200 intelectuais da Europa e dos Estados Unidos se juntaram no Tatiana Palace, em Berlim, para lançar uma contraofensiva aos esforços cada vez mais agressivos da União Soviética para desafiar e desacreditar os valores liberais Ocidentais. O Congresso para a Liberdade Cultural (CCF) que daí resultou desem- penhou um papel fulcral na Guerra Fria ideológica, inicialmente enquanto veículo de ‘’contenção’’ ideológica – uma contraparte política e cultural do Marshall Plan – e mais tarde enquanto protagonista central numa Kulturkampf além-fronteiras que ajudou a determinar a forma dos valores e visões de uma geração do pós-guerra.

Register to read more …

Gravatar
nugalhom
Não tenho nada a comentar

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.