• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Educar para o futuro

Eduardo Marçal Grilo

Eduardo Marçal Grilo

Membro do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian Anterior Ministro da Educação Membro do Conselho Editorial de Nova Cidadania

A grande questão com que se debate a Educação nos dias de hoje é saber se estamos a educar e a formar as nossas crianças e os nossos adolescentes tendo em conta o que os aguarda num futuro mais próximo ou mais longínquo.

Sabemos pouco sobre o futuro. Mas sabemos o suficiente para perceber que os jovens de hoje ou dispõem de uma sólida formação de base ou dificilmente terão con- dições para singrar num mundo cada vez mais complexo, mais competitivo e mais exigente em relação ao papel que cada um pode desempenhar, como cidadão e como profissional, seja qual for a sua área de intervenção e o seu setor de atividade.

É portanto sobre a formação de base que devem incidir as nossas preocupações.

E o que é uma sólida formação de base? Onde se adquirem os instrumentos, as capacidades, os conhecimentos e os valo- res necessários para encarar a vida numa sociedade tecnologicamente avançada e em que cada um dependerá cada vez mais de si próprio e não daquilo que possui ou que vai herdar?

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.