• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Os 80 anos da Revista de Marinha

Recordamos as palavras do então Ministro da Marinha, no número 1, a que já aludimos: ... parece adormecida a nossa vocação marinheira; se esta revista contribuir para a despertar, terá cumprido a missão e servido a Pátria.

O ano de 1937, curio- samente, tem muitas referências marítimas e navais! Foi no ano letivo de 1936 / 37 que a Escola Naval se mudou para o Alfeite e foi este o ano do início da laboração do Arsenal do Alfeite. Em Hamburgo, na Alemanha construiu-se a barca ALBERT LEO SCHLAGETER, um navio-escola para a Kriegsmarine, hoje a nossa SAGRES, e nos antigos estaleiros do porto de Lisboa (AGPL), concessionados a 1 de janeiro de 1937 ao Grupo CUF, construíram-se em 62 dias úteis (!), dois lugres bacalhoeiros gémeos, o CREOULA e o SANTA MARIA MANUELA. Em Ílhavo, inaugurava-se o Museu Marítimo e em Lisboa, a 31 de janeiro, distribuía-se o primeiro número da Revista de Marinha.

Era seu diretor o jovem jornalista Maurício de Oliveira, sendo a revista uma iniciativa editorial da Parceria A.M. Pereira, com sede na Rua Augusta, 44 a 54, em Lisboa. Tinha umas 30 páginas, muitas fotografias, ilustra- ções de Stuart de Carvalhais, inicialmente uma periodicidade mensal e custava 2$50.

Num texto intitulado “Duas Palavras” o diretor referia que a revista iria abordar temas das várias Marinhas, de Guerra, de Comércio, as Pescas e a Náutica de Recreio, ou seja, seria uma revista de “banda larga”. Noutro texto deste número, numa mensagem do Ministro da Marinha de então, Ortins de Bettencourt, podia-se ler ... parece adormecida a nossa vocação marinheira; se esta revista contribuir para a despertar, terá cumprido a sua missão e servido a Pátria.


1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.