• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

As Duradouras Lições de Tocqueville sobre a Liberdade

Sempre atento às diversidades geográficas e demográficas, Tocqueville aponta continuamente as diversidades no interior da América, resistindo a uma caricatura das atitudes americanas como descomplicadas.

Em The Idea of Justice, Amartya Sem divide os teóricos sociais em dois tipos 1 . Os do primeiro, que se dedicam ao ‘institucionalismo transcendental’, concentram-se em ‘identificar arranjos institucionais justos para uma sociedade’ 2 . Sen atribui este modo de pensar a Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e John Rawls, embora a lista não procure ser exaustiva. O ‘institucionalismo transcendental’ ‘concentra a atenção naquilo que identifica como ‘justiça perfeita’ e, depois, ‘tornar as instituições boas’. 3 Não está interessado na rectificação de injustiças das sociedades actuais e não se propõe oferecer um plano para a forma como uma sociedade em particular deve dar passos práticos de uma ordem ligeiramente menos justa para uma ligeiramente mais justa.

Em contraste, Sen sugere haver um outro tipo de pensadores do Iluminismo e pós-Iluminismo que se dedicam à ‘comparação focada na realização’. Tais autores – como Adam Smith, o Marquês de Condorcet, Jeremy Bentham, Mary Willsto- necraft, Karl Marx e John Stuart Mill – estiveram “envolvidos em comparações de sociedades que já existiam ou que poderiam surgir, em vez de confinar as suas análises a procuras transcendentais por sociedades perfeitamente justas” 4 . Como Sen explica mais tarde, “aqueles debruçados em comparações focadas na realização estavam frequentemente interessados primeiramente na remoção de manifesta injustiça do mundo que viam”.


1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.