• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Portfólio - Futurália IEP #62

Da nossa equipa da Futurália fizeram parte imensos alunos do IEP que, com muito gosto e entusiasmo, apresentaram este Programa de Licenciatura.

Desde há quatro anos tenho o privilégio de ter um contato próximo e, poderei dizer, inesquecível com a Futurália. Foi esta feira que me ajudou a escolher a casa para o meu futuro académico e foi a ela que voltei mais tarde, enquanto promotora, ou melhor dizendo, como aluna do IEP, representando com enorme orgulho a Instituição que me acolheu e onde tanto estudei e aprendi. A Futurália é a maior feira de oportunidades educativas em Portugal, é o primeiro passo decisivo com que se deparam os alunos do ensino secundário. Estes trazem consigo imensas dúvidas, incertezas e medos, vêm à procura das melhores oportunidades para um futuro próspero. Vêm, acima de tudo, à procura da realização dos seus sonhos. Tendo isso em conta, aquilo que o IEP procura transmitir logo no primeiro contato com estes alunos é precisamente que cada um deve ter o direito de poder fazer a sua própria escolha académica. Que a melhor escolha é livre e autónoma.

Nos últimos anos, o curso tem ganho imensa dimensão e popularidade; e assim as perguntas sobre “o que é o curso?” são cada vez menos frequentes. Talvez os in- tensos e marcantes acontecimentos globais na arena política, económica e social que afetam não apenas os Estados, mas todos os cidadãos, tenham despertado curiosidade e mais consciência nas camadas juvenis, que cada vez mais percebem a importância, ou necessidade, do estudo dessas matérias. A pergunta que mais se ouve atualmente é “o que é o IEP?” e “o que distingue o IEP?”. E, para responder as estas questões, não há melhores pessoas do que os alunos do IEP. Os nossos alunos partilham em pleno a sua vivência escolar e a fantástica experiência no IEP. No entanto, a aten- ção dos alunos é captada acima de tudo quando lhes é transmitida a essência do curso: os Grandes autores sobre os quais todos falam, mas que os alunos do IEP discutiram, conhecem e dominam através de uma leitura fundamentada. Os autores clássicos são intemporais: eles adaptam- -se aos desafios presentes e percebem o futuro por que conhecem a imutável natureza humana. Um dos pontos fortes que destacamos é ainda a multiplicidade de matérias que estudamos, muito dife- rentes, mas cuja coexistência acreditamos ser essencial para o desenvolvimento de capacidades analíticas e críticas, capazes de oferecer soluções eficientes para os desafios locais e globais.


1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.