• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Abertura - Homenagem a Maria Barroso

Junto ao púlpito, as rosas amarelas, de sua eleição e em número idêntico aos anos que hoje teria, têm a pretensão de a ter connosco, para além das palavras com que procuramos, de modo desafiante, a sua presença atenta, o sorriso com que a todos acolhia.

É inevitável que, na abertura deste Estoril Political Forum - 2016 dedicado à «Democracia e seus inimigos: novos desafios, novas possibilidades», cujas ressonâncias a Karl Popper são notórias, se evoque o passado, desde logo porque este International Meeting in Political Studies, promovido pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, vai na sua XXIV edição! Lembrar que estas reuniões internacionais de debate político começaram nos anos noventa do século passado, sediadas no Convento da Arrábida, perto de Setúbal, viveram depois no Palácio Castro Guimarães, em Cascais e, de há dez anos a esta parte, passaram a residir no Palace Hotel do Estoril, é falar numa ideia ambiciosa, que hoje tem sucesso enraizado e se transformou em renovadas razões de futuro.

Para tal contribuíram decisivamente os muitos parceiros, nacionais e estrangeiros, da Universidade Católica Portuguesa, e permitam-me que destaque o Município de Cascais, representado, nesta sessão de abertura, pelo seu Presidente da Câmara, Sr. Dr. Carlos Carreiras, bem como os ilustres membros do Conselho Estratégico do IEP, representados hoje pelo Sr. Dr. Pedro Norton. A todos agradeço, pessoal e institucionalmente, a confiança e o incentivo que essa confiança em nós significa.

Uma palavra de agradecimento especial ao IEP, na pessoa do seu Presidente, Sr. Professor João Carlos Espada. Sem o seu dedicado e eficiente trabalho e sem a rede de pessoas e instituições que suportam a iniciativa, intensificadas ao longo de anos de contactos, decerto não seria possível manter elevado o brilho do Estoril Political Forum. Do mesmo modo agradeço à Sra. Professora Rita Seabra Brito, o dinamismo, a inteligência e o carinho com que renovadoramente lidera o programa.


1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.