• Português (pt-PT)
  • +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
 

O tédio intelectual do dogmatismo

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Um dos aspectos mais desagradáveis do dogmatismo é o tédio intelectual que gera à sua volta. Repetindo receitas decoradas, nunca consegue surpreender-nos. E não é capaz de se surpreender com a realidade. Tudo está codificado e nada na vida real consegue acrescentar um novo olhar ao tédio cinzento do dogmatismo.


 

ALMIRANTE GAGO COUTINHO

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

A Sociedade de Geografia de Lisboa tomou a louvável iniciativa de homenagear a insigne figura do almirante Gago Coutinho no dia em que se completam cento e quarenta anos sobre o seu nascimento. Como Presidente da República, como Presidente de Honra da Sociedade de Geografia de Lisboa e, acima de tudo, como português, associo-me com todo o gosto a esta celebração.


 

D. Nuno Álvares Pereira

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Hoje é um dia de alegria para todos os Portugueses. A canonização de Nuno Álvares Pereira constitui um gesto que honra uma das figuras mais marcantes da nossa História, uma figura em que os Portugueses se revêem como símbolo de amor ao seu País, de defesa corajosa da independência nacional, de vontade de triunfar mesmo nas horas mais difíceis.


 

D. Nuno Álvares Pereira - Chefe Militar

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive

Vamos recordar a fi gura de Nuno Álvares Pereira como chefe militar. Este tema, pela antiguidade dos factos, pela notoriedade da personagem e pela importância que teve para a independência de Portugal, foi com maior ou menor profundidade muitas vezes escrito e rescrito, de Fernão Lopes a Oliveira Martins, de Belisário Pimenta a D. António Reis Rodrigues, de Nuno da Ponte a Alcide de Oliveira no seu excelente pequeno livro que se chama Aljubarrota Dissecada. Por isso, irei apenas sublinhar aquilo que me parece mais notável na sua acção de chefi a, mas julgo importante lembrar, previamente, alguns elementos do quadro temporal, sociológico e psicológico em que os acontecimentos ocorreram.


 

Page 1 of 5

Agradecemos o amável e generoso apoio dos nossos patrocinadores:

logo ucp iep lisboa

Logo Jerónimo Martins

logo radio renascenca

© 2021 Nova Cidadania. All Rights Reserved.
Desenvolvimento Angulo Sólido

Please publish modules in offcanvas position.