• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Atlantic Conferences - O Início da Aliança Luso-Britânica e as Comemorações do seu 650.º Aniversário

Maria João Araújo

Maria João Araújo

Oxford University, Presidente do Comité de Coordenção Portugal-UK 650

Alexandra Araújo

Alexandra Araújo

Universidade do Minho

Portugal-UK 650 pretende celebrar e dar a conhecer a história comum, escrever novos capítulos de amizade e cooperação, desenvolver investigação científica sobre a Aliança, e promover os valores fundadores da Aliança no mundo atual.

O início formal da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática ainda em vigor, remonta à segunda metade do século XIV. A amizade Luso-Britânica antecede-a em, pelo menos, dois séculos. Do século XII é o conhecido episódio da Segunda Cruzada. Em 1147, um grupo de cruzados oriundos da Inglaterra e do norte da Europa no seu caminho para a Terra Santa, aportam no Porto e vão ajudar D. Afonso Henriques a reconquistar Lisboa. Depois da cidade ser reconquistada a maioria dos cruzados seguiu para a Terra Santa, enquanto outros ficaram em Portugal. Foi o caso de um grupo de ingleses, de entre os quais se destaca Gilbert de Hastings, que será o novo Bispo de Lisboa.

Desde este episódio que a amizade entre os dois países se manteve, ainda que com períodos de maior e menor proximidade. Já no século XIV, as relações comerciais foram reforçadas pelo tratado Luso-Britânico de 1353, assinado entre o Rei Eduardo III e Afonso Martins Alho, este último em representação dos mercadores e marinheiros de Portugal. Contudo, é na segunda metade do século XIV que as relações entre ambos os países ganham maior estabilidade. A fundação da Aliança Luso-Britânica encontra-se em três tratados desse período: o Tratado de Tagilde (1372), o Tratado de Londres (1373) e o Tratado de Windsor (1386).

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.