• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Estoril Political Forum 2022 - A Luz que se Apaga? O presente debate em Itália sobre a guerra na Ucrânia

Giandomenica Becchio

Giandomenica Becchio

Università degli Studi di Torino

Porque é que temos tantos intelectuais que estão a fazer os seus melhores esforços para culpar a NATO e para explicar as razões da Rússia para atacar a Ucrânia?

Há dois anos, Krastev e Holmes publicaram o seu livro, A Luz que Falhou: Porque é que o Ocidente está a Perder a Luta pela Democracia, um livro sobre o destino da democracia liberal depois do colapso da União Soviética especialmente considerando as consequências da expansão da democracia liberal para o leste. Os autores sugeriam que, em trinta anos, desde o fim do comunismo, o processo de transformação de antigas ditaduras em democracias liberais tinha falhado: uma nova era de autocracia começou nesses países junto com uma onda de populismo que envolveu também os países ocidentais.

Os autores afirmam que uma das principais características desse fracasso foi o ressentimento contra o processo de “ocidentalização” pós-1989. Esse ressentimento envolvia especialmente as velhas gerações, tanto nostálgicas de um sonho sem fim (que era na verdade um pesadelo) como presas a um anti-americanismo tradicional, mas também as novas gerações que não cresceram durante os regimes comunistas e que, na verdade, não podem fazer qualquer comparação entre os dois sistemas, a menos que tenham sido educados para entender e elaborar a complexidade de conceitos como liberdade, individualismo e a responsabilidade de ser cidadão num quadro político embutido no sistema do Es- tado de Direito, ou seja, a menos que tenham sido educados para a democracia liberal.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.