• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Estoril Political Forum 2022 - Jantar Memorial Winston Churchill Churchill e a Rússia

Allen Packwood

Allen Packwood

Director, Churchill Archives Centre, Churchill College, Cambridge

Em 1939, Churchill perspicazmente afirmou “Não posso prever a acção da Rússia. É um enigma, envolto em mistério, dentro de um enigma.”1

Pediram-me para falar sobre Churchill e a Rússia, mas também me deram apenas 15 minutos. Acho que se Winston estivesse aqui, teria exigido mais tempo.

A citação mais famosa de Churchill sobre a Rússia é que o país era “um enigma envolto em mistério, dentro de um enigma”. Churchill disse estas palavras a 1 de Outubro de 1939. Estas formaram uma passagem chave na sua primeira transmissão em tempo de guerra pela BBC. Ainda não era Primeiro-Ministro, tendo acabado de ser trazido de volta ao Gabinete por Chamberlain como Primeiro Lorde do Almirantado, mas isso – caracteristicamente – não o impediu de percorrer mais amplamente o cenário mundial.

A Palestra Alexis de Toqueville é um momento muito importante do ano académico do IEP, certamente o mais solene, e inclui a Sessão de Entrega de Diplomas do Instituto.

E deixem-me recordar que a Rússia estava nesse momento – em 1939 – aliada à Alemanha nazi, através do pacto Molotov- -Ribbentrop, assinado algumas semanas antes em Agosto, e que Estaline e Hitler haviam acabado de devorar a Polónia.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.