• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Palestra Alexis de Tocqueville 2022 - Uma escola especial

João Carlos Espada

João Carlos Espada

Director do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Director de Nova Cidadania

Nada do que fizemos ao longo destes vinte e cinco anos teria sido possível sem a excepcional qualidade e dedicação dos alunos que nos procuraram e procuram.

Senhora Vice-Reitora da UCP, Isabel Vasconcelos, Senhor Professor Mário Pinto, Distinto Palestrante Alexis de Tocqueville, Senhora Professora Mónica Dias, Ilustre Vice-Directora do IEP, Senhor Padre Miguel Vasconcelos, Ilustre Capelão da UCP Senhora Dra. Michelle Santos, Ilustre Chefe de Gabinete da Direcção do IEP, Senhoras e Senhores Embaixadores, Ilustres Autoridades Académicas, Civis e Militares, Ilustres Convidados, Caros Estudantes, Caros Colegas e Amigos, Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Vamos agora dar início à segunda parte do nosso programa de hoje, a cerimónia de entrega de diplomas e prémios aos alunos do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Como é nossa tradição, devo agora apresentar-vos uma breve panorâmica das principais actividades que fazem do IEP-UCP uma escola especial.

Antes de iniciar essa panorâmica, no entanto, gostaria de dirigir breves palavras de agradecimento muito reconhecido ao nosso conferencista Alexis de Tocqueville, o Professor Mário Pinto – co-fundador do IEP em 1996. Estamos profundamente gratos por esta Aula Magistral que nos proporcionou sobre os princípios fundamentais da Liberdade Ordeira sob o Governo das Leis e não sob o capricho dos homens – uma causa Nobre, simultaneamente académica, civil e política, a que se dedicou exemplarmente desde a juventude. Tenho para com o Professor Mário Pinto uma dívida de gratidão eterna, pois foi ele que me convidou pessoalmente para lançar um programa em Ciência Política aqui na Universidade Católica, quando eu estava a terminar o meu doutoramento em Oxford e pertencia antão ao quadro do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, fundado pelo nosso saudoso comum Amigo e Mestre Adérito Sedas Nunes. Foi com o Professor Mário Pinto e com o Professor Manuel Braga da Cruz – também ele antigo amigo pessoal de Sedas Nunes e membro do ICS, mais tarde Magnífico Reitor desta Universidade, e que uma vez mais nos dá o prazer e o privilégio de estar presente nesta Palestra Tocqueville, foi com ambos que fundámos em 1996 o Programa de Mestrado em Teoria e Ciência Política e, em 1997, o IEP-UCP.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.