• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Homenagem Adriano Moreira - Até Sempre

Francisco Proença Garcia

Francisco Proença Garcia

Tenente-Coronel, Professor, IEP-UCP

Foi uma longa viagem, 30 anos de exploração intelectual que só foi possível por ter estudado, conversado, aprendido e trabalhado com o Professor Adriano Moreira.

Conheci o Professor Adriano Moreira na primavera de 1992, era ele curador da Fundação Oriente e eu um aluno de mestrado em Relações Internacionais. Esse encontro que durou 30 anos deveu-se ao General Pedro Cardoso.

A minha vida académica iniciou-se nessa altura com os estudos sobre a África e o período colonial como pano de fundo. As teses de Mestrado mas sobretudo a de Doutoramento muito beneficiaram dos seus esclarecimentos, do seu conhecimento, da sua orientação, tendo tido o privilégio de ver a minha tese de doutoramento premiada e publicada contando com um prefácio seu.

Nesses quase 10 anos iniciais de contacto frequente fomos discutindo a Estratégia e a Guerra, o contexto internacional, a Europa e, claro, o estado exíguo em que nos tínhamos tornado. Neste período fomos criando cumplicidades e, já Doutor, os desafios passaram a ser diferentes. Primeiro no Instituto Português da Conjuntura Estratégica, onde organizo e apoio a publicação da Estratégia desde 2002 e, mais tarde, como Secretário-geral adjunto e depois Secretário-geral e Académico da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e ainda como seu assistente na disciplina de Teoria das Relações Internacionais no nosso Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica. Estes lugares permitiram-me privar de mais próximo com o Professor, dialogar sobre o papel das Instituições, a natureza e o exercício do Poder e sempre debater a importância da preservação do Eixo da Roda, que são os valores.

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.