• +351 217 214 129
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Benjamim Constant e o Espírito da Liberdade

Estoril Political Forum 2021

Catherine Marshall

Catherine Marshall

Universidade CY Cergy Paris

O que gostaria de falar é do impacto espiritual da liberdade em Constant.

TRADUÇÃO Jorge Miguel Teixeira

Antes de começar, gostaria de agradecer à Professora Rita Seabra Brito e ao Professor João Espada por este convite. Estou particularmente chateada por não estar convosco em pessoa no Estoril, de forma a desfrutar da companhia de velhos amigos, da possibilidade de fazer novos amigos e de refletir, de uma forma particularmente civilizada, sobre como ‘’estruturar uma Nova Aliança de Democracias’’ no nosso mundo cada vez mais em conflito.

Embora este almoço seja em memória de Charles de Gaulle, eu não falarei sobre ele hoje, embora tenha decidido tratar de algo que estava no coração da vida de Gaulle, isto é, o espírito da Liberdade, e as maneiras através das quais este espírito deve ser constantemente reacendido nas nossas democracias.

Espero que me acompanhem ao voltar ao escritor franco-suíço, pensador na tradição francesa do liberalismo clássico: Benjamin Constant (1767 – 1830). Poderia facilmente ter escolhido Tocqueville mas Constant, penso, cria o quadro no qual Tocqueville foi capaz de depois pintar o seu próprio conjunto de ideias liberais no contexto democrático dos EUA. Constant foi mais...

Register to read more …

1000 Characters left


Please publish modules in offcanvas position.